grattes ciels

Como e onde encontrar moradia na Suíça?

Aproximadamente 60% dos habitantes na Suíça são inquilinos, e encontrar moradia pode se tornar uma tarefa muito complexa.

O que não falta são clientes, sobretudo nas grandes aglomerações como Genebra e Lausanne.  

Aqui na Suíça, a busca pela moradia pode levar bastante tempo. Seja paciente e não se precipite até que a acomodação ideal para você e sua família esteja disponível. Enquanto você não encontra seu cantinho, você pode contar com os aluguéis de curto prazo como os que encontramos na plataforma AirBnB por exemplo. Estes bens são mais econômicos do que hotéis e ainda permitirão que você tenha uma ideia de alojamentos na cidade e porque não, que você afine sua busca. Dito isso, para facilitar suas buscas, aconselho começar a pesquisar os anúncios na internet bem antes da sua chegada à Suíça, através de sites de imobiliárias e/ou de bancos de dados.

Garantia de aluguel na Suíça

Para alugar um apartamento ou uma casa aqui na Suíça, a imobiliária ou o proprietário geralmente pedem um depósito de segurança, isso é chamado de garantia de aluguel. Esta garantia corresponde, de acordo com a lei, ao valor de no máximo 3 meses de aluguel.

 

Alguns sites de bancos de dados:

 

Alguns sites de imobiliárias:

Leia também : Autorizações de moradia na Suíça para estudantes e trabalhadores: Como fazer?

Vale a pena contratar os serviços de uma imobiliária?

 

Depende da sua situação familiar, do seu orçamento, da pressa de encontrar logo seu cantinho... Passar por uma agência lhe permitirá economizar tempo e energia. Você informa a imobiliária os critérios do bem procurado. E esta irá lhe propor os imóveis que lhe atendam. A imobiliária também pode agendar as visitas por você. Outro fator importante quando passamos pela agência é o suporte profissional que é dado até a conclusão do contrato. Muitas vezes ao chegar em um novo país não conhecemos as leis e podemos nos sentir prejudicados nas diversas etapas que levam ao aluguel de um imóvel. Nestes casos a presença de um profissional certamente facilitará sua vida.

Caso você não tenha muita pressa e, ao contrário, tenha muita paciência além de algum conhecimento sobre a legislação que gere os contratos de aluguel, você pode fazer todo o processo de maneira autônoma, sem custos adicionais.

 

Encontrei a moradia dos meus sonhos, e agora?

Para formalizar o pedido de aluguel você precisará fornecer à administração da propriedade diversas informações e documentos, como por exemplo:

 

  • Contrato de trabalho indicando o valor do salário;

  • Autorização de trabalho ou um certificado de seu empregador indicando que eles solicitaram uma autorização de trabalho em seu nome;

  • Autorização de moradia;

  • Certificado de nada consta do “Office de Poursuites” (documento que atesta que você não tem dívidas no país);

  • Cópia da apólice do Seguro de responsabilidade civil;

 

Leia também: Equivalência de diploma na Suíça e bolsas de estudo, como fazer?

A documentação pode ser diferente de acordo com a imobiliária e o proprietário, portanto a dica mais preciosa é: verifique sempre com a imobiliárias quais são as condições de aluguel e os documentos necessários, antes de enviar sua solicitação!

 

Boa sorte!

Bjs, Cris!

Gostou do texto? Deixe sua curtida abaixo!

Este blog tem muito a ver com voce? Clique aqui e venha fazer parte da nossa comunidade!